segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Oh crap, boobs!

Olá pessoal!

Hoje trago-vos um post sobre soutiens! Vou focar-me sobretudo no meu caso – peito volumoso e pesado – portanto se vocês lidam com maminhas grandes e que insistem em dominar o vosso soutien (e possivelmente, o mundo), este post é para vocês!

Vamos falar um bocadinho sobre as 4 coisas que considero importantíssimas na escolha do soutien:
1) Copa 2) Costas 3) Modelo e 4) Cor

Copa

É aqui que tudo descamba...arruma-se dum lado e sai mama do outro, puxa-se um bocadinho as carne para aqui e acolá mas já transbordam! A certa altura, parece que tudo se encontra minimamente no sítio até uma pessoa caminhar durante 30 e dois pudins virem ao de cima. Pois é! Encontrar uma copa que embarque por completo a nossa mama é um quebra-cabeças.
O aro deve acompanhar a base da mama por completo, separando-a da zona das costelas e elevando-a.
Se o aro picar perto da zona da axila pode significar que a copa é demasiado grande, se causar dor e desconforto na mama, o oposto – necessita de mais espaço para apanhar a mama desde o seu início.
Na zona do externo, os aros devem assentar completamente sobre o mesmo, separando as manas. Estamos muitíssimo acostumados a ver mamas juntas – um fenómeno que eu decidi apelidar carinhosamente de ‘efeito rabinho’ – no entanto, cada uma deve ficar quietinha no seu canto e acreditem, que o decote continua a ser bem bonito. Há peitos demasiados juntos, pelo que nem sempre é possível obter esta separação, da mesma maneira que existem mamas suuuuuper separadas e que raramente dão 'amassos' uma à outra.
O mercado costuma ficar reduzido até à copa F, no entanto, existem copas desde à A à L! Basta procurarem no local ideal e encontram o vosso tamanha perfeito, de certeza!




Costas

A parte mais traiçoeira. Achamos que conforto significa costas folgadas e que as copas do tamanho correcto vão resolver tudo. Wrong!! As costas devem ficar bem ajustadas, sobretudo em quem tem mamas grandes. É esse ajuste que vai sustentar a maioria do peso do peito e aliviar a pressão causada pelas alças – que não têm que ser necessariamente grossas para suportarem o peso do peito! A banda lateral vai-se encarregar disso!
Para quem não gosta do efeito que a banda lateral ajustada cria – aka fofuras devido ao ajuste – fear not porque:

-  ninguém repara nisso
-  essas gorduras fazem parte do nosso corpo e estão simplesmente mais ‘salientadas’(até nas pessoas mais delgadas)
- existem maneiras de as disfarçar – peças modeladoras são uma boa opção
- é mais fácil aceitar e ‘rockar’ o nosso corpo do que tentar disfarçar tudo o que consideramos como sendo um defeito


Modelo

Encontrar o modelo adequado às nossas necessidades é mais um dos passos importantes na escolha do soutien. É importante termos vários tipos de soutien para tantos outros estilos de roupa.
Fullcup para roupa subida e camisas, balconnet para decotes redondos e quadrados, plunge para decotes em V, desporto para a prática física e para quem prima pelo conforto, cai-cai, entre outros!
Pessoalmente, o meu modelo favorito é o balconnet – decote q.b. e totalmente adequado à maioria das minhas peças, mesmo as subidas.
O soutien de desporto é um SONHO se for o adequado. O SportsBra da Panache leva a taça nesta categoria, com aros revestidos a silicone, conferindo suporte sem se tornar desconfortável e imobilizando o peito quase que por completo, até o mais volumoso.
Já em cai-cais, confesso, não tenho grande fé. A partir de determinada copa mais vale aceitar que não vai funcionar como queremos, trust me. Nada que se perca, há muita roupa gira tapadinha nos ombros ou situações que possámos resolver com uma alça colorida!




Cor

Uma coisa vos garanto: não entra soutien nude no meu armário! O único que se salvou foi o Smoothies da Curvy Kate com o seu estampado em leopardo. Para maminhas grandes não é o modelo mais confortável mas confere um decote bonito e funciona super bem mesmo sendo de copa moldada (copa com esponja – nem sempre é o melhor modelo para peito volumoso).
Importante notar que o soutien claro deve ser utilizado com roupas em tons igualmente suaves, enquanto soutiens escuros são conjungados com cores mais fortes. Assim não correm o risco de os manchar ou deixar transparecer a lingerie no vosso outfit (unless you're into that kind of stuff, ofc)!



Para quem gostaria de descobrir o tamanho perfeito e acreditem, vão precisar de ajuda, podem recorrer à Dama de Copas (Lisboa & Porto). Não há que ter vergonha! Safamos-nos bem sozinhos em muita coisa mas não na escolha do soutien correcto :)


Gostariam de ver um vídeo sobre o tema? Let me know! Vamos continuar a falar de mamas por mais um tempinho !

Um comentário:

  1. Bem já vi que preciso de uma Mafalda portátil quando quiser ir a caça de suties! eheh XD
    Eu desde os meus 13 anos para aí que smp tive problemas a arranjar suties porque smp tive as boobs um bocado mais para o grandes, mas já há uns anos que uso copa D e agora recentemente disseram-me na intimissimi que sou copa DD/E. No entanto, apesar de ser muito mais confotavel que a copa D que usava antes, acho que (pelo menos o modelo que comprei) ainda é um bocado pequeno no peito. Ele assenta tal como disseste em termos de aro, mas as mamas volta e meia saltam cá para fora. Estou um bocado confusa porque acho que a copa F é um bocado grande de mais, e para além do mais tou pissed porque paguei um balúrdio pelo sutien :\ Há alguma copa entre E e F?

    ResponderExcluir